terça-feira, 4 de agosto de 2009

A LOUCA DA CASA


Algumas pessoas sempre me pedem para eu indicar mais livros, como se indicar livro fosse uma missão simples. Além da responsabilidade envolvida em decidir o que outras pessoas vão ler, ainda existe o problema da pessoas achar seu gosto pessoal uma droga ou então que sua cultura não passa de uma fina camada de verniz.
Mas vou tentar deixar todos esses porens de lado e vou indicar a todas as mulheres, digo mulheres porque sei que meu gosto é um tanto quanto feminino, recomendo um livro incrível que mistura com perfeição ensaio, auto biografia e ficção em doses precisas. Leia de Rosa Monteiro o livro " A louca da casa", um livro interessantíssimo que conta de forma bastante irreverente o vida de um espanhola bastante amalucada.
Eu me deliciei com as historias que são contadas diversas vezes, mas sempre com contradições e paradoxos tão habitual dos "causos" contados. Quem é que não inventa alguns detalhes interessantes as sua próprias estorias para torná-las mais atraentes? Eu costumo dizer que este s"aumentos" servem de ilustração para cativar o publico. Talvez por isso o motivo de eu escrever sempre assim, de modo meio autobiográfico. Vai ver é por identificação que eu tenha me apaixonado tanto pela personagem de A louca da casa, que por sua vez se identifica com anões liliputianos ( aqueles anões que são adultos perfeitos em miniatura). A sensação de ser diferente do padrão é o que me conquistou neste livro.
Leia e deguste com apreciação. Não é sempre que encontramos livros desse calibre.
E viva a Espanha!!!!

Um comentário:

  1. Boa indicação Lila.
    Há algum tempo Lila me indicou este livro (aliás, ja recorri a ela para indicação várias vezes e podem confiar na sugestão).
    A louca da casa é um livro interessante, tanto para escritores(pra entender um pouco o que se passa em suas cabeças), quanto para os apenas leitores, principalmente para aqueles que gostam de uma boa dose de "imaginação", que neste livro se mostra de grande criatividade, as vezes até mesmo de forma sutil e que se mistura à realidade e aos sonhos e desejos desta escritora...assim como a vida se funde e confunde.
    Abraços
    Cris.

    ResponderExcluir